Sobral. Em outubro começa uma nova etapa do Projeto de Coleta Seletiva Agendada, com 14 coletas agendadas entre bairros e distritos. Uma ação de incentivo já foi realizada em setembro, nos dias 24 e 25, no Distrito de Salgado dos Machados e no bairro Dom José. O Projeto de Coleta Seletiva Agendada é desenvolvido pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, em parceria com a Empresa de Reciclagem Mata Branca. Desde fevereiro de 2014, o projeto já foi implantado em oito bairros e quatro distritos de Sobral.
A terceira das coletas está sendo realizada hoje, em frente ao Centro de Saúde da Família do Bairro José Euclides I e II. No dia primeiro, foi nos bairros Alto da Brasília e Paraíso das Flores, e ontem no bairro Dom José. As mobilizações de setembro contaram com a participação dos Atiradores do Tiro de Guerra 10-011, de agentes de saúde e de endemias e lideranças comunitárias, que visitaram casas entregando o calendário da Coleta Sistemática de lixo e o convite para a Coleta Seletiva, além de orientações para os moradores manterem a cidade limpa.
Iniciado em fevereiro de 2014, o projeto já arrecadou cerca de 30 toneladas de material reciclável, diminuindo o impacto desses resíduos no meio ambiente. O material é recolhido pela empresa de Reciclagem Mata Branca e convertido em bônus na conta de energia dos moradores, pelo Programa Ecoelce, da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Podem ser reciclados: papel e papelão; plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, garrafas PET etc); latas de cerveja e refrigerante; embalagens de vidro; ferros em geral, arames e pregos; além de baterias de celulares, veículos e pilhas.
Denominado "Eu limpo, você limpa e Sobral continua boa de se viver", o programa reforça a ideia que a coleta seletiva do lixo é de extrema importância para a sociedade, com a redução e o aproveitamento do lixo que produzido. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição do solo, da água e do ar.
O secretário de Conservação e Serviços Públicos, Mário Parente, explica que a coleta é importante para o meio ambiente e que o material reciclável entregue pela população vale descontos na conta de energia elétrica.
O programa está em andamento desde o dia 13 de fevereiro, quando foi lançado no Colégio Cirão, com a presença do secretário de Conservação e Serviços Públicos, Mário Parente; de Cirliane Viana, gerente de Coleta Seletiva do Município; do gerente de Negócios da Coelce, Evaristo Peixoto; de Eduardo Dias, proprietário da Empresa de Reciclagem Mata Branca; e de Socorro Fernandes, presidente da Associação Comunidade Ativa, além de moradores.
A coleta acontece normalmente em estrutura montada num local já de conhecimento da comunidade, onde é a empresa Mata Branca, parceira da Coelce e cadastrada para receber o material coletado. A meta é que 100% do município esteja coberto até o final do ano.
Mário explica que essa medida visa cumprir a exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma vez que está sendo considerado exitoso. "Estamos conseguindo vencer um desafio duplo, porque além de retirar o material entulhado incentivando a população para manter a casa limpa, ainda estamos combatendo doenças, como a dengue em Sobral", destaca.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que, a partir deste ano, sejam fechados no Brasil os lixões e os resíduos destinados a aterros sanitários.
Atualmente o lixo do Município é recolhido pela coleta sistemática, que ocorre em dias sistemáticos intercalados nos bairros. "Ela funciona na segunda, quarta e sexta, ou terça, quinta e sábado. O lixo recolhido é levado para um aterro sanitário que fica na entrada da cidade, controlado e regularizado", disse ele.
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
Denominado "Eu limpo, você limpa e Sobral continua boa de se viver", o programa reforça a ideia de que a coleta seletiva do lixo é de extrema importância para a sociedade, com a redução e o aproveitamento do que produzido
FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES