Diário do Nordeste Agentes de Saúde reclamam apoio

img
#guaramiranga 19 DE MAIO DE 2016
Agentes de Saúde levaram faixas para as galerias da Assembleia e uma outra parte ficou em frente ao prédio
Uma comissão de deputados recebeu, ontem, na Assembleia Legislativa, representantes de agentes comunitários de Saúde e agentes de Endemias, que atuam em 35 municípios. Eles foram até o Parlamento estadual em protesto que, simultaneamente, foi realizado em todo o país, reivindicando reajuste salarial; aprovação do PL 1.628/15 que versa sobre a insalubridade e aposentadoria; revogação da portaria 958/2016 que substitui o Agente Comunitário de Saúde pelo técnico em enfermagem na equipe da saúde da família e por uma política de valorização permanente.

A reunião resultou em dois requerimentos. Um para a realização de audiência pública para debater as reivindicações dos agentes e uma moção de repúdio à portaria federal que amplia o trabalho dos agentes.

Antes de serem recebidos, os agentes acompanharam a sessão, das galerias, e aplaudiram quando parlamentares se posicionaram favoráveis à pauta de reivindicações. A deputada Fernanda Pessoa (PR), por exemplo, subiu à tribuna para defender as categorias. "Sempre digo que os agentes de Saúde e de Endemias são os anjos da nossa saúde. São profissionais essenciais para a saúde pública do nosso País. Por isso, mais uma vez, não podemos deixar de apoiar os agentes de Saúde e Endemias do nosso Estado" proferiu.

Fernanda ressaltou que nos dias atuais, os agentes de Saúde não tratam apenas de doenças comuns, mas também cuidam da prevenção de doenças graves. "Hoje, os agentes comunitários tratam de doenças do nosso tempo e auxiliam às pessoas com depressão, câncer, com Aids, hipertensão e diabetes. A ação preventiva é uma forte aliada à nossa saúde, pois, ajuda a diminuir as filas nos hospitais. E por isso, esses profissionais devem ter a melhor atenção dos nossos governantes", destacou.

O Dia de Paralisação Nacional também foi destacado pelo líder do PMDB na Casa, deputado Audic Mota. Ele destacou as conquistas já alcançadas pelas categorias, como o piso salarial. "Essa paralisação é justa na medida em que esses profissionais buscam ampliar e assegurar conquistas como o reajuste salarial automático no Estado. Embora tenha sido aprovado na Assembleia, ainda não é obedecido".

O parlamentar também cobrou a reprovação de projeto na Assembleia que garantiria a isenção de ICMS na compra de motocicletas por agentes de saúde, "mas vamos continuar para ver se conseguimos em outro momento garantir que a aquisição seja facilitada. A motocicleta pode ser um grande instrumento de trabalho", relatou.

Os deputados Roberto Mesquita (PSD), Sérgio Aguiar (PDT), Antônio Granja (PDT) e Silvana Oliveira, também se solidarizaram com os agentes. Muitos deles se concentraram em frente ao prédio da Assembleia.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito