Jornal O POVO CHUVA EM FORTALEZA 15/05/2014 Raios, trovões e céu escuro em plena tarde Segundo a Coelce, foram registrados 14 raios em Fortaleza e Região Metropolitana. Tempestade em pleno horário de pico assustou e complicou a vida de motoristas e p
#guaramiranga15 DE MAIO DE 2014
Anoiteceu mais cedo em Fortaleza ontem. Antes das 17 horas o céu já estava escuro, as nuvens carregadas anunciavam a chuva de 19 mm e os 14 raios que caíram vieram acompanhados de trovões. Em todo o Estado, foram registradas 656 descargas atmosféricas, segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce). A tempestade em pleno horário de pico assustou e, mais uma vez, complicou a vida de motoristas e pedestres.
A cobertura escura no céu foi formada por nuvens do tipo Cumulonimbos, provocadas pelo aquecimento diurno e caracterizadas por fortes precipitações, trovoadas e raios. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a formação da chuva ocorreu devido a uma Zona de Convergência Intertropical. A previsão do órgão é que novas precipitações ocorram hoje pela manhã.
Este ano, a Coelce contabilizou 160.181 raios, sendo 5.484 em Fortaleza e Região Metropolitana. O mês de abril contou com o maior número de incidências, registrando 75.810 raios. "Dá medo porque a gente não vê muito esse negócio de raio e trovão aqui, e hoje foi muito", afirmou a dona de casa Gardevânia Vieira Moraes, 34.
Os flashes iluminados no céu provocam temor e pedem cuidados, como a não utilização de alguns aparelhos eletrônicos e sistemas de proteção em edifícios e redes de transmissão (ver quadro).
"Para quem está na rua é pavoroso. Você não tem nem onde se proteger da chuva, quanto mais de raios", disse o estudante John Nunes, 22. Ele e mais cinco pessoas estavam ilhados em uma das paradas de ônibus da avenida 13 de Maio.
Transtornos
O morador do prédio ao lado da parada, Thiago Braga, 34, contou que já está acostumado com os alagamentos no local. "Já consultei a Prefeitura e me disseram que a tubulação é estreita e o bueiro vive entupido. O jeito é comprar uma bota e enfrentar a água suja", afirmou.
Outras avenidas e ruas também ficaram submersas após a chuva que ocorreu entre as 15h e 18 horas. O pedreiro Josimar da Silva, 40, estava na avenida Aguanambi quando a precipitação começou. "Parece um monte de pequenas lagoas, água por todo lado. É preciso dirigir com cuidado. Quanto mais, melhor", contou.
Os buracos também representam perigo em dias com chuva. A funcionária pública Gláucia Tabosa deixou Brasília há quatro meses para morar em Fortaleza. A chegada durante a quadra chuvosa exibiu as deficiências do trânsito na Capital. "Tem muita cratera e os motoristas não têm prudência, andam correndo e cortando os carros".
Serviço
Para informações sobre chuvas, acesse: www.funceme.br
Dicas
CUIDADOS DENTRO DE CASA
1. Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
2. Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
3. Evitar consertos de instalações elétricas;
4. Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar;
CUIDADOS FORA DE CASA
5. Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
6. Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
FONTE: Coelce
Saiba mais
Ontem, a s maiores incidências de raios foram registradas nos municípios de Granja (51 descargas), Acaraú (109), Cruz (50) e Camocim (50).
O município de Granja, a 300 km de Fortaleza, foi o que registrou mais raios este ano: 9.356.
As descargas elétricas são registradas através do Sistema de Monitoramento de Raios, da Coelce.
Zona de Convergência Intertropical se apresenta como uma faixa de nuvens com grande desenvolvimento vertical (Cumulonimbos).
0s cruzamentos que tiveram os semáforos danificados foram: avenida Santos Dumont com avenida Desembargador Moreira; av. Engenheiro Santana Júnior com av. Padre Antônio Tomás; av. Engenheiro Santana Júnior com rua Silas Ribeiro e av. Alberto Sá com Via Expressa.
O Portal do(a) Câmara Municipal de Guaramiranga utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.