Jornal O POVO CE 21/05/2014 90% dos municípios têm alunos do 2º ano sabendo ler e escrever
Dos 184 municípios cearenses, 166 apresentaram nível desejável de alfabetização em 2013 e 18 têm nível suficiente. Os resultados são do Sistema Permanente de
#guaramiranga21 DE MAIO DE 2014
Dos 184 municípios cearenses, 90% (166) apresentaram nível desejável de alfabetização dos seus estudantes em 2013. Dezoito cidades ainda possuem resultados considerados apenas suficientes para que os alunos sejam considerados alfabetizados.
Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), 81,6% dos estudantes acabaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. A classificação é resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do 2º ano (Spaece-Alfa), divulgado ontem pelo Governo do Estado, no Centro de Eventos.
A classificação considerada desejável significa que os alunos adquiriram competências mais complexas de leitura e são capazes de compreender o texto. Já o nível suficiente representa um nível de habilidades básicas, mas com leitura mais fluente e maior familiaridade com textos mais longos.
Os municípios que precisam melhorar a proficiência de alfabetização de seus alunos são Fortaleza, Crato, Itapipoca, Icó, Morada Nova, Santa Quitéria, Aracoiaba, Arneiroz, Barro, Boa Viagem, Camocim, Guaramiranga, Jaguaretama, Jaguaribara, Madalena, Quixadá, São João do Jaguaribe e Senador Pompeu.
O Spaece envolve alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, avaliando a proficiência em português e matemática, no caso do 5º ano. Segundo a Seduc, a avaliação contou com a participação de 99.569 alunos do 2º ano e 122.526 do 5º ano de 4.550 escolas públicas.
O ministro da Educação, Henrique Paim, presente no evento, ressaltou o Ceará como referência nacional para diversas políticas da Educação Básica, citando o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O Pacto foi inspirado no Projeto de Alfabetização na Idade Certa (Paic), lançado pelo Ceará em 2007. Outro ponto enaltecido pelo ministro foi a mobilização e articulação entre Estado e municípios, o que permite resultados positivos para a educação.
O governador Cid Gomes (Pros) ressaltou o alcance de 90% do que é desejável na alfabetização das crianças. O governador admitiu que ainda é preciso melhorar para equiparar as oportunidades entre os alunos da escola pública e da particular. "Esse programa (o Paic) revolucionou a educação, principalmente naquilo que é a base, que é a alfabetização", afirmou.
Escolas Nota 10
As escolas com melhores resultados no Spaece-Alfa e no Spaece 5º ano receberam o Prêmio Escola Nota 10, que está em sua sexta edição. Foram 150 escolas premiadas pelos resultados no 2º ano e 95 pelas notas da avaliação do 5º ano. As escolas recebem R$ 2 mil por cada aluno avaliado no Spaece, divididos em duas parcelas.
Bastidores
A solenidade no Centro de Eventos começou com quase duas horas de atraso. E, como de costume em edições anteriores, com o governador Cid Gomes entrando no pavilhão ao som do "Tema da Vitória."
Em várias ocasiões, Cid foi apresentado pelos cerimonialistas do evento como "o governador mais querido do Brasil."
Ao referir-se à ex-secretária da Educação Izolda Cela, Cid a chamou de "maestrina desse projeto."
Cid também se disse emocionado por essa ter sido sua última solenidade do Spaece. Ele deixa o Governo em dezembro. "Mas, quando tiver meus netos, vou poder dizer com muito orgulho que a educação pública mudou. E foi uma transformação espetacular enquanto fui governador."
Inúmeros deputados participaram do evento.
Segundo a Seduc, 81,6% dos estudantes acabaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados
EVILÁZIO BEZERRA
O Portal do(a) Câmara Municipal de Guaramiranga utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.