Jornal Diário do Nordeste MUNDIAL DE FUTEBOL Copa deve aumentar fluxos nos aeroportos do Interior 04.06.2014 O aumento de turistas no Estado para os jogos do Mundial deve repercutir nos roteiros do Litoral e Interior

img
#guaramiranga 04 DE JUNHO DE 2014
Sobral. Com a proximidade da Copa, os aeroportos do Interior do Estado começam a operar recebendo voos comerciais ou pontuais, como é o caso do Aeroporto Internacional de Jericoacoara, que mesmo sem estar pronto, já está recendo aeronaves fretadas. O aeroporto de Aracati já pode receber voos comerciais. E o de Juazeiro prevê aumento do fluxo de passageiros neste período, em função dos jogos.

Localizado no município de Cruz, o Aeroporto Internacional de Jericoacoara fica cerca de 25km da localidade a fim de preservar o Parque Nacional das Dunas, que cerca o vilarejo. Capaz de receber até 1,2 mil voos por ano, o aeroporto vai servir também no escoamento da produção agrícola das regiões Norte e da Ibiapaba, principalmente na exportação de flores e frutas para a Europa.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Turismo, os investimentos no local são de aproximadamente R$ 56 milhões, oriundos do programa Proinvest, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os voos que estão sendo recebidos são apenas fretados, não havendo linhas comerciais. A medida é uma das ações para desafogar o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

As obras na pista de pouso e os serviços complementares, tais como instalação de equipamentos de balizamento noturno e a sinalização diurna, por exemplo, foram concluídas em setembro. A pista permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300. O equipamento ainda não foi inaugurado, diferente do Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, que há um ano esperava regulamentação para início de operações. A regulamentação saiu no último dia 28, em caráter provisório, pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), para operação de voos comerciais. Nos últimos meses, a pista recebeu frisagem, para aumentar o atrito durante voos e decolagens, a última exigência da Anac para liberar o uso comercial do equipamento. Após o recebimento da regulamentação, é grande a expectativa de gestores e empresários do setor do turismo no município. O equipamento vem sendo visto como uma alternativa para diminuir os problemas de espera que as aeronaves têm encontrado para desembarcar passageiros no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, já que a distância entre os dois aeroportos é de cerca de 150 km, via CE-040.

De acordo com o presidente da Cooptema Fretamento e Turismo, Romildo Nascimento, que realiza o translado de turistas do aeroporto em Fortaleza para Canoa Quebrada, em Aracati, já é grande a reclamação dos passageiros com relação à fila de espera pelo desembarque. "Semana passada eu fui buscar um grupo de alemães que vinham para Canoa Quebrada, mas eles reclamavam muito porque tiveram que esperar com a aeronave na pista cerca de 40 minutos para desembarcar", conta.

De acordo com o titular da Secretárias de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Aracati, Thiago Sales, está havendo negociações entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, empresas aéreas e Infraero, para ver a possibilidade de alguns voos serem direcionados para o aeroporto de Aracati. "Ainda não sabemos nada, somente que esta em fase de negociação. Nossa expectativa é grande. O setor de turismo em Aracati esta ansioso para a Copa e já demos conta de que 95% dos hotéis e pousadas já estão ocupadas. A operação do aeroporto só vem fortalecer o potencial da cidade", ressalta.

Cariri

Em Juazeiro do Norte, a preocupação é com as obras dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, que mesmo estando em ritmo acelerado, não deverão oferecer maior comodidade aos passageiros do terminal aeroportuário, caso haja aumento da demanda de pousos e decolagens de aeronaves durante o período de jogos da Copa do Mundo.

Após duas interrupções, as obras para construção dos MOPs foram retomadas pela empresa paraibana VL Tecnológica, no final do mês de março passado, que receberá cerca de R$ 2,1 milhões para concluir os serviços em um prazo de 100 dias, contados a partir da assinatura do novo contrato.

A soma da área útil que será disponibilizada aos passageiros totaliza 1.050 m², dos quais, 600 m² são do módulo de embarque e 450m² de desembarque. Segundo afirma a Infraero, após a conclusão das obras, o aeroporto deverá dobrar sua capacidade de atendimento, passando a ter infraestrutura para cerca de 800 mil passageiros por ano.

No ano passado, entre operações de embarque e desembarque, foram atendidos 388 mil passageiros no terminal.

Embora haja tal expectativa, a Infraero não informou se há novos voos programados pelas empresas que atuam no terminal aeroportuário à Juazeiro do Norte durante a fase de jogos do Mundial. Também não houve qualquer informação sobre a possibilidade de novas empresas passarem a operar no aeroporto de Juazeiro durante os jogos.

Mais informações

Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur)
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima Edifício Seplag - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.4669

Jéssyca Rodrigues/ Ellen Freitas/ Roberto Crispim
Colaboradores

Aeroporto de Jericoacoara deve receber voos pontuais para a Copa
FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

Em Aracati, a regulamentação da Anac saiu no último dia 28 para operação de voos comerciais. Pode ser uma alternativa à chegada em Fortaleza

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito