Diário do Nordeste SOCIALIZAÇÃO
Hospital Sarah promove quadrilha para cadeirantes
12.06.2014
#guaramiranga12 DE JUNHO DE 2014
Na tarde de ontem (11), o hospital Sarah de Fortaleza realizou uma festa junina especial. A animada participação de pessoas com deficiência tornou o momento muito importante para que pacientes e profissionais pudessem interagir e socializar.
"Além da socialização, essas festas promovidas pelo Sarah em datas comemorativas promovem uma troca de experiências muito bacana. Pacientes mais antigos, que estão a mais tempo convivendo com determinada deficiência, tem a oportunidade de conversar com pacientes mais recentes", explica Clarise Sacramento, professora hospitalar e organizadora do evento.
Segundo o neurologista e diretor do hospital, Márcio Venturini, essa é uma atividade essencial que faz parte do processo de reinserção social. "É uma oportunidade de enfrentamento para perceberem o quanto eles também conseguem participar de qualquer atividade, até mesmo uma festa regional. Queremos que eles enxerguem todas as possibilidades".
Quadrilha
O Arraiá do Sarah, que acontece há 12 anos, contou, nesta edição, com a participação de 12 casais que dançaram e encenaram a peça do tradicional casamento matuto. Após praticamente um mês de ensaios para sair tudo como planejado, muitas gargalhadas foram arrancadas do público que prestigiava o espetáculo. Durante a peça, o grupo fez uma sátira ao casal Neymar e Bruna Marquezine.
Além desse momento de descontração, houve também a coroação do rei e da rainha do milho. Os espectadores foram animados pelas músicas da banda Xote Mania, a qual um dos integrantes é paciente do hospital. "O problema neurológico já nos traz sequelas e depressão. Quando eu decidi vim para cá, me apaixonei por essa amizade, por essa irmandade. Esse encontro é, realmente, rejuvenescedor", afirma Franklin dos Santos,61, que se arrisca no vocal, e toca violão, sanfona e bandolim.
"Qualquer pessoa que esteja nessa situação deve vir ao Sarah. Aqui, a minha vida mudou completamente", conta Francisco Ferreira dos Santos, 55, que é cadeirante há 11 anos.
Com o objetivo maior da reabilitação de crianças e adultos com enfermidades no cérebro e na medula, o Sarah Fortaleza conta com 86 leitos instalados. Somente no ano passado, realizou 134.254 atendimentos e 126.669 exames de auxílio ao diagnóstico.
A animada participação de pessoas com deficiência tornou o momento muito importante para que pacientes e profissionais pudessem interagir e socializar
O Portal do(a) Câmara Municipal de Guaramiranga utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.