O Povo
Viaduto desaba e mata dois em Belo HorizonteA obra inacabada integra pacote de empreendimentos para a Copa e se localiza próximo ao Mineirão. Prefeito acredita em erro no projeto
#guaramiranga04 DE JULHO DE 2014
Um viaduto em obras desabou ontem à tarde em Belo Horizonte (MG), matando duas pessoas e ferindo outras 19. O serviço, na Zona Norte da capital mineira, integra parte do pacote das obras de mobilidade da Copa do Mundo e tinha ficado sem conclusão a tempo para o Mundial.
O elevado que desabou fica próximo ao estádio do Mineirão, na Pampulha, que receberá o jogo da semifinal da Copa do Mundo na próxima semana. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vítima é o motorista de um ônibus que foi atingido pela estrutura.
A segunda morte, de motorista de um Fiat Uno, foi divulgada pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB). A vítima ficou esmagada embaixo do viaduto. A avenida Pedro I, que passa sob o viaduto, tinha tráfego normal de veículos, por volta das 15 horas, quando ocorreu o acidente. Um micro-ônibus foi atingido pela estrutura, além de um carro e dois caminhões a serviço das obras.
O empreendimento da prefeitura integra uma das linhas do BRT (via rápida de ônibus) criadas para a Copa, sendo financiado pelo Governo federal, por meio do PAC da Copa.
Com a queda e a interrupção do tráfego na avenida Pedro I, o trânsito ficou lento na região, que dá acesso ao Aeroporto de Confins e ao Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais.
O contrato da obra foi vencido pelo Consórcio Integração, formado com as empreiteiras Cowan e Delta. Essa última, no entanto, deixou o consórcio oficialmente em julho de 2012, após ter acertado a saída um mês antes. Com isso, a construção ficou sob a responsabilidade apenas da Cowan.
A empreiteira declarou que “lamenta profundamente: Neste momento, a prioridade é o apoio às vitimas e aos familiares. A empresa informa que já enviou ao local a equipe técnica para iniciar as investigações”, afirmou em nota.
Possível erro
O desabamento do viaduto foi causado “certamente” por um erro ”de projeto ou construção”, disse o prefeito Márcio Lacerda.
Acrescentou que “acidentes como esse infelizmente acontecem” e que o o momento é de “lamentar” o ocorrido, mas que as responsabilidades serão apuradas
“Não sabemos se é falha de projeto ou de construção. Serão feitas todas as perícias, um inquérito policial será aberto e essa análise será feita com cuidado”, disse. A Prefeitura de Belo Horizonte decretou três dias de luto oficial. (das agências de notícias)
O Portal do(a) Câmara Municipal de Guaramiranga utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.