Diário do Nordeste Conclusão de viadutos é mantida para outubro 08.07.2014 Hoje 80% das obras do viaduto nível 1 estão prontas. O viaduto nível 2 tem 40% dos serviços finalizados

img
#guaramiranga 08 DE JULHO DE 2014
Apesar das chuvas, greves e paralisação determinada pela Justiça, o prazo para o fim das obras para a construção de dois viadutos no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales continua sendo outubro. Atualmente, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), 65% da construção foi concluída.

Atualmente, a obra acontece em dois trechos: na Avenida Engenheiro Santana Júnior (viaduto nível 1), próximo ao Parque do Cocó, e na Avenida Antônio Sales (viaduto nível 2), esquina com o supermercado Frangolândia. Os trabalhos são de responsabilidade do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) da Seinf.

Segundo o titular da Secretaria de Infraestrutura, Samuel Dias, as obras estão a pleno vapor. Por isso, o órgão acredita que tudo estará pronto até outubro. "Apesar de importante, essa é uma obra que causa transtornos para os motoristas que trafegam naquela área. Portanto, não queremos ficar nem um dia a mais do que o necessário para concluir tudo", explicou.

Hoje, explicou o secretário, o viaduto nível 1 está com 80% da sua construção concluída. Todas as fundações já foram concluídas, assim como os sete pilares de sustentação do viaduto. Com parte da ferragem da superestrutura concluída, foram feitos os serviços de concretagem.

A construção do muro de arrimo e a instalação do gradil de isolamento do Parque do Cocó também já foram finalizadas. A infra e mesoestrutura estão concluídas. No momento, está sendo terminada a armação da laje, que, em seguida, receberá a concretagem e o encabeçamento do viaduto.

Com 40% dos serviços realizados, no segundo trecho da obra, que acontece na Avenida Antônio Sales, ainda estão sendo concluídos os últimos pilares que servirão de suporte ao equipamento, que seguirá em curva à esquerda com sentido a Avenida Engenheiro Santana Jr.

No nível 2, a infra e mesoestrutura estão concluídas e os próximos passos serão forma, armação e concretagem. Samuel Dias ainda acrescentou que a construção dos equipamentos vai ajudar na implantação do corredor expresso de ônibus Parangaba-Papicu. "Desde o início do projeto, existe o plano de que o corredor passe por ali. Os viadutos são necessários porque o corredor não poderia ficar parado no engarrafamento que existia antes", esclarece o secretário.

Além do benefício para os usuários de transporte público ele também destacou que a situação ficará melhor também para os motoristas. "Os viadutos vão melhorar o problema de engarrafamento naquela região, pois vai segregar o fluxo de veículos. Cinco semáforos vão deixar de existir", disse Dias.

Esses viadutos juntos com o túnel da Rogaciano Leite e o que será construido no cruzamento entre Av. Engenheiro Santana Junior e Av. Padre Antonio Tomás vai deixar a Engenheiro Santana Júnior praticamente expressa. "Com menos sinais o fluxo de carros e ônibus vai melhorar", acrescentou.
Plantio
A Prefeitura finalizou, no último dia 28 de março, o plantio de 600 árvores semi-adultas, como forma de compensação ambiental da obra dos viadutos que acontece nas avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales. Em julho de 2013, foram suprimidas 94 árvores para viabilizar a implantação da obra.
Na época, a autorização para supressão vegetal estabelecia que o município deveria plantar três mudas para cada árvore suprimida, totalizando 282, como forma de compensação. Por sua vez, o prefeito Roberto Cláudio se comprometeu a plantar 600 árvores nativas - mais que o dobro do determinado pelo licenciamento.




Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito